Meninos de Espargos
Data: 31 de Março de 2012
Tema: Formação



    março 2012

“Meninos de Espargos” é o projeto que iniciámos em Julho de 2011 quando estive com o Luis na ilha do Sal. No fim do encontro com as ENS, uma das equipistas, a Zélida, pediu-me que, como educadora e colega, visse a sala dela no jardim paroquial e lhe desse umas ideias. Achei logo que poderia ser o embrião de um novo projeto para a CulturSOL, tal como veio a acontecer.

 




Passámos a comunicar por email e pedi o contacto da diretora do Jardim, a Fatinha que desde logo de mostrou muito interessada e disponível a este passo que queríamos dar. Trocámos algumas ideias mais técnicas e começamos a juntar material para podermos enviar. Mais uma vez um agradecimento especial a todos os nossos associados que prontamente cederam livros, jogos, brinquedos e roupa. Ainda adquirimos material de desgaste como material de desenho e de pintura. Em novembro enviámos todo o material que conseguimos para o Sal (ver aqui a notícia no site e o agradecimento que os “meninos de Espargos” nos enviaram).Passo seguinte: proporcionar a 2 monitoras do Jardim Paroquial 20 dias de formação cá em Portugal de forma a poderem contactar no direto com 3 instituições e com formações que lhes possam ser uteis para desenvolver sempre um melhor trabalho com todas as crianças que lhes são confiadas, e que são muitas: 435 todos os dias.

A CMC assegurou a estadia delas na colónia de “O Século” e a partir daqui… temos projeto! As instituições aceitaram recebê-las durante uma semana  e todos os formadores o aceitaram ser duma forma totalmente gratuita e generosa. Nós, CulturSOL, não temos muito dinheiro mas temos muito boa vontade e foi com muito carinho que estivemos (dentro das nossas possibilidades) durante este tempo a receber a Zélida e a Fatinha cá em Portugal. Foi também a 1ª vez que elas vieram a Portugal e por isso ainda demos uns passeios: Cascais, Sintra, Lisboa e Fátima.

Na avaliação do projeto a ideia principal que ficou foi: “que o projeto não fique por aqui…”

Ainda tivemos oportunidade de estar na CMC na companhia da Dra. Cristina Fonseca e do Vereador das relações internacionais, o Dr. Alexandre Faria que lhes entregou os diplomas.

        … e o projeto “Meninos de Espargos” vai continuar!

Guida Ramalheira


Veja aqui fotografias da estadia e formação da Fátima e da Zélida.

Veja aqui o certificado da Fátima.








Este artigo veio de CulturSOL
http://www.cultursol.net

O link deste artigo é:
http://www.cultursol.net/modules.php?name=News&file=article&sid=104