Monitores de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde
Data: 22 de Janeiro de 2017
Tema: Formação



junho julho 2016

Este ano em formação chegaram a Portugal 3 monitores: o Simão veio do Sal integrado no projeto “Meninos de Espargos”. O Simão esteve essencialmente na Ludoteca da Galiza, nossos parceiros e com uma resposta à comunidade do Fim do Mundo muito interessante e rica para o Simão a poder “viver” e registar em termos de ATL e Colónias de férias. O objetivo é implementar mais esta resposta no Jardim Paroquial de Espargos. Simultaneamente seguiu um contentor de 20 pés com material para a sala de ATL e para reequipar as salas do jardim e creche. A Augusta e Batista vieram de S. Tomé mais concretamente de Ribeira Afonso do projeto que aí implementámos em 2012, o ECRA.




Este ano o ECRA vai dar início ao funcionamento de uma creche, resposta essencial à comunidade não só pelo apoio às mães que trabalham como pelo projeto educacional que se pretende naquela comunidade sendo a creche a 1ª resposta. Em S. Tomé o Pe João e o Batista conseguiram o apoio e a confiança do Ministério da Educação e da Unicef (reconstrução da casa doada pelo Ministério).

Em Portugal, e aqui a razão da vinda deste casal, assumimos a Formação em Educação Parental (uma resposta a incluir na creche a pedido do Ministério da Educação), Estágio em creche e alimentação saudável e também muito importante, a apresentação presencial do projeto à Paróquia de Cascais que prontamente assumiram a sustentabilidade da creche a nível das refeições. Está iniciada a geminação das Paróquias Cascais – Ribeira Afonso incluindo o agrupamento de escuteiros que terá à sua responsabilidade a geminação com o Agrupamento de RA e a horta do ECRA. 

Destacamos também a enorme generosidade e afetividade que o grupo “Amigos à mão” prestaram à creche doando todo o material (novo) para as crianças da creche (lençois, toalhas, roupas, calçado, babetes, chapéus, liquidificador e varinha mágica, máquina para cortar o cabelo, batas para as educadoras, toalhas de mesa, etc, etc).

Foi um mês muito rico, cheio de experiências e o sentimento à partida deles é de grande satisfação e felicidade. Estão preparados para mais um passo nos projetos.

Veja fotos da receção aqui, do contentor enviado para o Sal aqui e do ECRA aqui.






Este artigo veio de CulturSOL
http://www.cultursol.net

O link deste artigo é:
http://www.cultursol.net/modules.php?name=News&file=article&sid=175